Um pouco de semiótica

Fico me perguntando: podemos comparar a interação dos elementos portadores de sentido, que são os signos linguísticos, com a formação ordenada dos ideogramas chineses? Para responder à essa pergunta é preciso recorrer à semiótica "estudo da produção social de significado com base em sistemas de signos." TRASK, R. L. Tradução ILARI, Rodolfo. Dicionário de Linguagem e Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006
 
Temos abaixo um ícone, representando uma palavra e seu significado, bebida.


Reparem que o ideograma busca relacionar vários elementos dotados de sentido, o copo e/ou taça, a bebida propriamente e os "acréscimos". Porém, nos signos linguísticos a questão é arbitrária, pois a forma de uma palavra não mantém relação com seu significado. Veja o exemplo: a palavra casamento [casar (verbo) + - mento = latim vulgar - mentu, que forma substantivos derivados de verbos da 1ª conjugação].

Segundo Saussure, comunicar significado é utilizar-se da interação ordenada de elementos dotados de sentidos, de forma estruturada. Por isso, a semiologia é uma ciência que visa o estudo de todas as formas e meios de comunicação com o uso dos signos (verbal, não-verbal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário